Bem-vindo(a) ao Fórum do Guia do Hacker.
Guia do Hacker - Seu Guia Completo de Informação Digital

Fórum do Guia do Hacker » Hardware e Redes » Armazenamento » Pen Drives » Tutorial Recuperar arquivos de um pen drive queimado

Pen Drives Área destinada a dúvidas, problemas e dicas sobre pen drives.

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Utilidades DiskDigger ajuda a recuperar arquivos deletados Bryan Controller Aplicativos em Geral 5 23-03-2013 14:02
Dica Como recuperar arquivos em partições NTFS Baguio Loko Matérias/Tutoriais/Dicas e Dúvidas 0 23-07-2011 23:58
Software Como recuperar arquivos deletados? Black_Link Aplicativos em geral 2 02-07-2011 01:30
Dúvida Recuperar arquivos da Fototéca do iPod Touch Mr. Java Portáteis e PDA's 1 05-03-2011 17:05
Pendente Recuperar Arquivos de Programas cdcutelo Dúvidas 5 06-03-2010 20:50


Resposta
Ferramentas do Tópico vBmenu Seperating Image Modos de Exibição vBmenu Seperating Image
Tutorial Recuperar arquivos de um pen drive queimado
Antigo 09-08-2011, 11:02   #1
Bonewaltz
Membro
 
Avatar de Bonewaltz
 
Status: Membro
Registrado em: Jul 2011
Localização: São Paulo
Posts: 13
Agradeceu: 14
Agradecido 24 Vezes em 6 Posts
Padrão Recuperar arquivos de um pen drive queimado

Olá pessoal. Esta é a primeira vez que estarei fazendo um tópico-tutorial, geralmente costumo ajudar só com respostas, mas como tive um problema com um pen drive (vou relatar) e consegui resolver, vou passar a informação adiante. Por favor, façam críticas e elogios, mas se forem criticar, façam uma crítica construtiva (ou que pelo menos faça sentido). Não perca seu tempo me xingando por algo, eu estou dedicando meu tempo a escrever um tutorial aqui pra vocês e, sinceramente, não vou me importar com esse tipo de crítica.

Obs: Não garanto que este tutorial irá funcionar no seu caso. Se for o mesmo problema, provavelmente funcionará. Se não, não garanto.

O meu falecido é um Kingston de 8GB. Foto abaixo:



HISTÓRIA

Sou professor de informática desde Agosto/2009 em um colégio aqui na minha cidade. Existiam 2 professores de informática lá, eu (que dava aula pros alunos do 6º ao 9º anos) e a outra professora pegava os menores. Aconteceu que ela ficou grávida no final do ano passado e pegou licença nos 6 primeiros meses deste ano e, como ela dava aula em 3 escolas, me indicou para substituí-la em todas. Evidente que a escola que eu já dava aula já era certo que eu iria pra lá, e eu consegui uma das outras também. Eis que um dia eu estava passando um programa pros computadores usando meu pen drive (eu não tinha acesso a nenhum recurso de rede pra deixar na rede e puxar pros computadores, até porque alguns deles não tinham conexão com a rede local). Até que em um dos computadores meu pen drive simplesmente não foi reconhecido. Achei que aquele computador poderia estar com as USBs frontais queimadas, então testei em todos os outros sem sucesso. Testei nos primeiros e nada também. Bom, me virei lá com o programa só nos computadores que já tinham ele e deixei os outros sem mesmo. Voltei pra casa e comecei a procurar em fóruns alguma informação sobre como recuperar, pois era o único pen drive que eu usava pra tudo (faculdade, escolas e coisas pessoais). Encontrei alguns fóruns que falavam sobre a mesma técnica para recuperar e que deu certo comigo.


MATERIAL NECESSÁRIO

~> O pen drive
~> Um grampo de grampeador
~> Um ajudante


INSTRUÇÕES

- Abra o pen drive e remova o circuito da capa de plástico.
- Identifique o que está queimado. Segue a foto para demonstrar melhor:



Observem aonde está marcado em vermelho (é um capacitor chamado R1) está com a parte superior preta, e o que está embaixo dele (C8) e os outros dois do outro lado (C7 e C3) estão cinza. Isto mostra que o R1 está queimado. É aqui que se aplica aquela observação que eu coloquei no início, não garantindo que irá funcionar no seu caso.

Obs: quando procurei, encontrei muitos tutoriais com modelos diferentes, e inclusive tutoriais utilizando chaves de fenda para dar curto circuito no pen drive. Não vou garantir que este método funciona pois não tive sucesso com ele, mas há quem diga que funciona.

- Pegue o grampo e dobre-o até ele ficar parecido com este formato.



Obs: Desculpem pela qualidade da foto. Minha câmera não é boa para fotos de objetos pequenos.

Eu recomendo que o formato fique ao máximo parecido com este porque a distância na parte inferior deve ser curta, para que ele possa 'encaixar' dos dois lados do capacitor e em cima deve ter este formato que é onde você/seu ajudante vai segurar o grampo.

- Agora existem 2 formas de realizar este processo: uma delas é conseguindo fixar o grampo no capacitor (o que eu não consegui fazer). A outra (mais simples) é pedir pra alguém segurar este grampo ligando os 2 lados do capacitor. Se você estiver com o som ligado, vai ouvir algumas vezes o barulho de quando conectamos um dispositivo USB no computador. Isto prova que seu pen drive ainda tem salvação. Se não ouvir, não desista. Eu demorei um tempinho para conseguir ouvir o pen drive conectando. Assim que a outra pessoa achar a posição certa pro grampo, ela deverá manter o grampo naquela posição sem se mexer (as vezes compensa perder um pouco mais de tempo tentando fixar o grampo no capacitor). Se você conseguir, poderá acessar seu pen drive normalmente e resgatar os seus arquivos. Lembrando que qualquer movimentação do grampo é bem provável que ele vá desligar o pen drive, mas aí é só refazer este passo que vocês conseguirão acessá-lo novamente. Segue uma foto para exemplificar o processo:



Obs: Recomendo fortemente que vocês usem um extensor USB, para ter mais praticidade, principalmente se alguém for ficar segurando. Ele poderá segurar de uma maneira mais confortável. Eu não sei se tá preso a ponto de ser reconhecido, fiquei um tempinho tentando deixar aí e não consegui algumas vezes. Só queria mesmo mostrar como que deve ser feito.

Seguindo estas instruções, caso vocês tenham o mesmo problema que eu tive, será possível recuperar os seus arquivos. Como vocês podem notar, dá pra recuperar 'temporariamente'. No meu caso, isto já foi mais que o suficiente, já que agora tenho meus arquivos de volta e comprei outro pen drive.

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~


Este tutorial foi feito inteiramente (texto e fotos) por mim, com informações que eu obtive na Internet há algum tempo atrás. Se for copiá-lo na íntegra, por favor, coloque créditos.

Espero ter sido bem claro e ter ajudado com este tutorial. Qualquer dúvida estou à disposição.
Bonewaltz está offline   Responder com Citação
Os 10 Usuários Agradeceram (a): Bonewaltz por gostarem desta postagem:
cabs (01-03-2012), claudineim (25-11-2011), coiote (11-05-2012), Gr1m R34p3r (18-11-2011), John (23-03-2012), matheuscs1 (03-02-2013), rmca23 (30-09-2011), slash_pereira (31-03-2013), stefferson (14-11-2012), Tadokizi_ (29-03-2013)
Antigo 10-08-2011, 21:02   #2
Sho7
Membro
 
Avatar de Sho7
 
Status: Membro
Registrado em: Aug 2010
Localização: In my basement
Posts: 143
Agradeceu: 76
Agradecido 79 Vezes em 49 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Sho7
Padrão

Sempre é bom conheçer essas gambiarras, obrigado pelo post [Somente usuários registrados podem ver os Links. Clique aqui para se REGISTRAR] (:
__________________




Sho7 está offline   Responder com Citação
Antigo 15-11-2011, 09:28   #3
snowamigu
Membro
 
Avatar de snowamigu
 
Status: Membro
Registrado em: Aug 2010
Localização: mato grosso
Posts: 102
Agradeceu: 10
Agradecido 28 Vezes em 21 Posts
Padrão

Aff o duro que o meu era o mesmo é a mer** caiu no chao.
snowamigu está offline   Responder com Citação
Antigo 18-11-2011, 08:07   #4
Gr1m R34p3r
Membro
 
Avatar de Gr1m R34p3r
 
Status: Membro
Registrado em: Aug 2011
Localização: Entre o Céu e Inferno
Posts: 740
Agradeceu: 691
Agradecido 597 Vezes em 262 Posts
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Gr1m R34p3r
Padrão

Obrigado, cada informação a mais não é problema! Da próxima que tudo der pane no meu pen drive, vou testar o método! Obrigado desde de já!!! Eu e o Forum agradecemos !!!
__________________
"Sou a única certeza que vocês terão em toda a VIDA de vocês, eu tardo mais não falho !!! Tenho a certeza que algum dia irei visitar todos vocês"



Gr1m R34p3r está offline   Responder com Citação
Antigo 23-03-2012, 19:36   #5
Castielsim
Membro
 
Avatar de Castielsim
 
Status: Membro
Registrado em: Mar 2012
Localização: Osasco
Posts: 1
Agradeceu: 0
Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
Padrão

Boa essa informação, importante ter esse conhecimento!

Continue postando informações significativas!
Castielsim está offline   Responder com Citação
Antigo 09-05-2012, 21:00   #6
feraranaa
Membro
 
Avatar de feraranaa
 
Status: Membro
Registrado em: Sep 2011
Localização: belém
Posts: 3
Agradeceu: 1
Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
Padrão

Obrigado pelo post
feraranaa está offline   Responder com Citação
Antigo 14-11-2012, 21:45   #7
stefferson
Membro
 
Avatar de stefferson
 
Status: Membro
Registrado em: Nov 2012
Localização: Brazil
Posts: 4
Agradeceu: 1
Agradecido 6 Vezes em 2 Posts
cool

Ñ é criticando é apenas uma informação adicional, pelo que entendi o objetivo é fazer a comunicação entre os 2 polos do C8, então, para vc ñ precisar de ajuda e fazer com maior conforto e segurança, se vc possuir esses recursos é claro teria sido melhor aplicar um pouco de solda na parte inferior ligando os 2 polos do C8 com isso seria possivel até continuar a utilizar o pendrive ou ñ???

Porem contudo, bom tópico!!!
__________________

Ajudei? Agradece!
stefferson está offline   Responder com Citação
Antigo 03-02-2013, 19:22   #8
matheuscs1
Membro
 
Avatar de matheuscs1
 
Status: Membro
Registrado em: Feb 2012
Localização: passos
Posts: 41
Agradeceu: 76
Agradecido 4 Vezes em 3 Posts
Padrão

Obrigado pelo Tutorial.

meu pendrive parou de uncionar uma semana atras ai desmontei ele e joguei limpa contato (aerosol) e voltou a funcionar já que estava apenas oxidado e não queimado em si. caso o seu não tenha nenhum circuito com problemas em si vale apena tentar.
matheuscs1 está offline   Responder com Citação
Antigo 03-02-2013, 19:22   #9
matheuscs1
Membro
 
Avatar de matheuscs1
 
Status: Membro
Registrado em: Feb 2012
Localização: passos
Posts: 41
Agradeceu: 76
Agradecido 4 Vezes em 3 Posts
Padrão

Obrigado pelo Tutorial.

meu pendrive parou de uncionar uma semana atras ai desmontei ele e joguei limpa contato (aerosol) e voltou a funcionar já que estava apenas oxidado e não queimado em si. caso o seu não tenha nenhum circuito com problemas em si vale apena tentar.
matheuscs1 está offline   Responder com Citação
Antigo 23-02-2013, 21:37   #10
pvl
Membro
 
Avatar de pvl
 
Status: Membro
Registrado em: Feb 2013
Localização: São Paulo
Posts: 1
Agradeceu: 0
Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
sad2 Me ajuda por favor

li o seu tutorial...mas quando abri o pendrive não encontrei nenhum capacitor queimado, talvez vc possa me ajudar.
pvl está offline   Responder com Citação
Resposta

Tags
recuperar pen drive


Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...


 

Horários baseados na GMT -3. Agora são 18:16.